Finalmente tenho um tempinho para aqui escrever!... Não se preocupem! Não me vou alongar como a nossa compincha Ninha costuma fazer, não vá o Estronca ler o post e achar muito complicado!
Anita, finalmente apareceste! Vê lá se escreves qualquer coisinha em algarvio para a gente ter notícia tuas! Depois fazes as malas!
Agora vamos ao que interessa... a razão da minha escrita! Meninas preciso que me tirem uma dúvida! Todas nós já sabemos a diferença entre Gosma, Nhanha, Nheca e Bedungo, mas no outro dia, deparei-me com uma palavra que até conhecia mas que não consigo definir. Estava eu numa consulta e diz a cliente: " Ah e tal... é que o meu cão deita por aí uma Langonha!". "Langonha?!" - Pensei eu! Ora aí está uma coisa que não sei o que é! Será viscoso? Líquido? Amarelo? Verde? Terá pêlos?
Conto com vocês para me esclarecerem!
Obrigada!
Beijinhos.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
9 comments:
Para nos esclarecemos nesta questão consultei o Lello Universal de 1978. Não existia langonha em 78 mas havia Langronha.
Langronha: Espécie de alga que cresce nas rochas marinhas e cujas ramificações parecem tentáculos de polvo. Pode n ser totalmente esclarecedor mas acho que esta alga está na origem da palavra "langonha". Talvez misturada com a palavra Languinhoso. Languinhoso: o mesmo que languinhento. Languinhento: sem vigor, fraco, debilitado. Peganhento: fruta languinhenta. Mole e húmido.
Se calhar melhor que o Lello façam uma pesquisa de "Langonha" no Google. Segundo o blog HONKY TONK WOMEN: LINXAMENTO MULHERES SOB ESCUTA "Langonha é um liquido cremoso para alguns, viscoso para outros, nutritivo para
muitas e também fértil". Elisa; espero ter ajudado.
Sei que não vou ajudar muito, mas achei que vinha a propósito partilhar uma história minha...Em julho, quando estava a trocar umas belas férias por um estágio no hospital da fmv, em consulta com o Dr. Gonçalo Vicente, tentavamos obter uma descrição de já não-sei-quê e (eis que não quando!) ele pergunta à senhora: "era assim tipo ranhoca??". Foi um momento bonito que exigiu muita concentração para não me partir a rir!Devíamos anotar algumas histórias e um dia tínhamos material com fartura para uma séria cómica!
Não tenho um conceito de langonha muito aprofundado, mas penso que a definição que a tiazinha apresenta não estará longe da mais correcta.
Contudo Elisa, penso que deverias fazer essa pergunta ao João macaco.
He he...
Quanto ao assunto em questão, eu tenho a mesma noção em relação a "langonha" que a Anita...
Elisa, se da próxima vez te falarem em langonha...
" Ah e tal... é que o meu cão deita por aí uma langonha!"
Não sei se tu viste por onde a langonha se escapava, mas talvez nos possas esclarecer, e assim ajudaremos no teu diagnóstico... :)
Bjinhos
Mas eu já não me lembro de onde saía a langonha! Buáááááááá!
Sim, sim elisa, tu queres que eu acredite que tu não sabes o que é langonha? Deves pensar que eu ando a comer gelados com a testa, não?
Já não enganas ninguém!
Ps: A Elisa dá peidos nas consultas!
Ps2: Obrigado muga.
Langonha, é um neologismo que vem do Franciú “Langonhe”, corresponde à versão “rôta” de esporra, introduzida em Portugal pelos emigrantes, após o 25 de Abril. Ora, como é púbico e sabido, os Franciús não passam de uma cambada de rotos, frouxos, paneleiraja, scones, eu sei lá mais o quê.
Todavia, nos clássicos machos portugueses, as referências que encontramos é ao vocábulo “Lengonha”, como se pode ver neste poema do Luís Vaz de Colhões:
«Desilusão.
Tempos de nada. Vida desperdiçada.
Coço a piça sem reificar o orgasmo.
Desespero. Acordo a angústia e escarro.
Perco. A perda é sempre terminante.
Não procriar a ideia, foi o erro.
Sinto-me roubado. Frustrado.
Nada funciona. A certeza não funciona,
A consciência, o conhecimento.... foda-se!
Máquinas, o homem procura imitar a criação,
Mas não passa além dos calos da Punheta.
As pernas cansadas, o coração chapeado.
Farto até à pele de aturar relações,
Um beijo, dois, três e a «lengonha» estagnada.
Escasseia-me o ar... estou de tédio.
Não me lembro de por aqui ter passado.
Espreito a cona. Nem sombras de "lengonha".»
Luís Vaz de Colhões
Embora as duas palavras estejam integradas no vocabulário português, só o termo “Lengonha” encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, e como tal, também a única admitida por Machos Lusitanos.
Obrigado por Blog intiresny
Post a Comment