19.11.08

Ele há coisas...

Há coisa de um ano, fui confrontada com o facto de que coisas que damos como certas e às quais, muitas vezes, näo damos o devido valor, podem perder-se!!




Foi pouco tempo depois de ter emigrado que dei por mim, numa rotineira ida as compras, à procura da prateleira das gelatinas...fiz a ronda de todo o supermercado e näo encontrei o que procurava!! Näo levei o assunto mais longe e, por essa noite, desisti da ideia de uma tacinha de gelatina...Uns dias mais tarde, numa outra visita a uma outra superficie comercial, voltei à minha busca das gelatinas...mais uma vez, sem resultados. Comecei a ficar inquieta mas, foi apenas depois de uma terceira tentativa, que cheguei à terrível conclusäo de que por aqui, näo se vende gelatina!!!!A única forma de gelatina conhecida nestas bandas säo as folhas de gelatina!!

Desde entäo, sempre que vou a Portugal, abasteço-me em gelatinas Royal, com pacotinhos de todos os sabores existentes (aconselho vivamente o novo sabor Frutos Silvestres)...e dou por mim a deliciar-me com aquilo que, em Portugal, näo é mais do que uma "sobremesa de recurso", e que se come assim, porque sim, porque é só ir ali ao mini-mercado e é fácil de fazer (até na cantina da UTAD havia gelatina!!).

Mas a minha história dramática näo acaba aqui!!Na semana passada, assisti in loco, à reacçäo de alguns belgas à gelatina de frutos!! Começo por dizer que alguém trouxe a gelatina da Alemanha (daquela que já se compra feita em copinhos) como produto exótico e cómico. Os primeiros comentários foram relativos à consistência, claro...soltaram-se gargalhadas!!Depois chegou o momento da degustaçäo...muito a medo, lá foram provando..."Sabe a gomas" e "Queres comer o resto??" foram as reacçöes suscitadas!! Feliz da vida, e correndo o risco de ser olhada como bicho estranho eu agarrei no meu copinho e deliciei-me com o pitéu!!

Moral da história: Ele há coisas...!!!!
Mensagem da história: Há gente que näo conhece Gelimoca!!

9 comments:

Muga said...

Há cerca de 10 anos fiz um intercâmbio com uma escola belga. Nós íamos lá na altura da Páscoa, ficávamos 10 dias a viver em casa do nosso correspondente, e depois ele em Setembro vinha para minha casa passar outros 10 dias.

Recordo-me de vários pormenores, porque essa malta aí realmente é... vá... diferente...

1- Era uma vila simpática chamada Ciney. Na praça central, tinha um jardim, um coreto e... para aí 10 casas de sandes, umas a seguir às outras! Ah, saudades da gastronomia tuga...

2- A cerveja não se comprava em packs, eles enchiam mochilas de fucking german beer, como eles diziam... parece que era a mais barata...

3- No intercâmbio, havia um dia chamado "dia da família", em que não tínhamos actividades na escola. Programa: visitar uma fábrica de cerveja! Sabem quem encontrei lá? Mais 4 colegas meus (de um grupo de 9).

4- No regresso, já no aeroporto, comprei um recordação que caracteriza bem a ideia com que fiquei dos belgas: um tabuleiro com fotogrfias de copos de mais de 50 marcas de cerveja. Tem lá uma vermelha, chamada Lucifer, supostamente uma edição especial para o Halloween, com um teor alcoólico bastante acima do normal.

Enfim, podem ser estranhos, mas temos que admitir que têm um grande potencial macaco!

Ah! E fala-se tanto do chocolate belga... em 10 dias, nem cheirá-lo!

Ninha said...

Ficaste a conhecer um dos ex-libris da Bélgica: a cerveja...Aqui há uma "adoraçäo" mto forte da cerveja...e eles produzem muita, há imensas marcas de cerveja belga e algumas säo mesmo consideradas as melhores cervejas do mundo!!!Um bar onde eu às vezes vou "só" serve cerveja...e digo "só" porque há mais de 1000 tipos de cervejas à escolha (incluindo a bela da Super Bock!!)...

Agora só te faltam conhecer três ex-libris: o chocolate belga (nem todo é bom!!), as waffels e as batatas fritas belgas, pq na realidade akilo qu se conhece como "french fries" deveria chamar-se "belgian fries", mas os franceses usurpam tudo quanto podem...

É só comidinha saudável,hä??
(come-se täo bem em Portugal!!!!)

Aproveito para reforçar o convite, quem quiser vir, conhecer isto e muito mais...apareçam por cá!!!!

Tiago Marques da Silva said...

Tou mesmo a ver o filme quando estiver em Glasgow, vou sair de lá como um etíope...

Catarina said...

Ninha, estás em grande!! Muito bons posts! Que produtividade!

É mesmo giro ver-te descobrir essas particularidades belgas, eu passei pelo mesmo em França...

Não sei se os franceses comem gelatina ou não...lembro-me que um grande fenómeno lá era o Nutela, essencial em qualquer pequeno-almoço!

Alguns artigos que tentei encontrar em França e não consegui: feijão frade (só consegui num hipermercado que tinha uma secção portuguesa), queijos frescos (essenciais à minha alimentação, quem me conhece bem sabe!), e bolachas F-plus (juntando ao anterior, é o meu snack favotito)...quando vinha a Portugal também levava estas coisinhas...vida de emigrante é mesmo assim!!! ;)

Ninha, pensei que vinhas em Novembro...já sabes quando vens?

Jinhos!

Ninha said...

Pois é, vida de emigrante näo é fácil!!
Vou a Portugal em Dezembro...comecei a trabalhar num projecto com a universidade no ínicio de Novembro...Por isso tou a programar ir pelo Natal (se tudo correr bem, espero ter 2 semaninhas!!)

The_Val said...

Hmmm...

Um país onde só se bebe cerveja e come junk food...

Um país onde não existe gelatina...

Já estou a pensar ir!

Muga said...

Val, isso é muito bonito, mas sabes bem que para ti a terra é plana: começa no Porto e acaba em Coimbra. Por vezes lá deves ganhar coragem e aventuras-te, tal qual um descobridor tuga do séc. XV, e arriscas-te até à "Figueeeeeira... Figueira da Fooooooz"...

Tinininininini....

The_Val said...

É verdade!

Grandes noites no Verão da Figueira!

:P

Estronca said...

Eh la, tou a verf que a macacada anda dispersa pelo mundo:)

o Timi se vais pra Glasgow avisa...tou a 4horas de viagem...tens que me dizer quando pensas vir e por quanto tempo...manda um e-mail,ok?

o aninha estas na belgica, mas aonde exactamente?

quanto a comida so posso dizer que a escocia e a mesma merda que a inglaterra...junk food e muito gordurenta

falta um bacalhau, um leitao, umas papas de sarrabulho...hummmmm

tou fodido porque nao posso ir aportugal outra vez, na realidade acho que estou a ser prejudicado pela minha empresa...mas isto em breve vai mudar

so espero que seja bem breve

abraco e bom apetite pra gelatina:))