13.7.09

A pedido de muitas famílias: Anita no Equador!

Para quem não sabia, eu aventurei-me sozinha num voluntariado de 15 dias no Equador. Porquê Equador? Por razão nenhuma :P. Só porque na agência de voluntariados que usei era o unico país que aceitava voluntarios nas datas q eu precisava. E no fundo, acredito que assim é melhor, sem conhecimento do que vou encontrar, tudo é novidade!

A cidade e arredores---- Fiquei numa família de acolhimento de classe média-baixa, numa zona residencial de Quito. Família muito simpática que adorava o seu cão. Nada inspira muita confiança em Quito. O meu condomínio tinha um guarda armado à porta, as lojas tinham as grades fechadas mesmo durante o día, tipo dão-te o pão pela grade, e até numa loja de móveis, não fosse alguém passar a correr e levar um sofá às costas :P, há um polícia em cada paragem de trole (o eléctrico lá do sítio), na zona turistica dos restaurantes e bares (a chamada gringolândia) há batalhões de policias com coletes à prova de bala e metralhadoras, e a minha mãe de acolhimento assustava-me sempre com histórias de roubos aos gringos. Andava receosa na rua e sentia-me observada (uma branca destaca-se lá) mas na verdade nunca vi indícios de nada. Aliás fiquei surpreendida com o respeito dos equatorianos. Passava várias vezes por obras e nunca ouvi um piropo espanhol. Que chatice pá :) De resto é uma cidade cheia de gente a vender bugigangas na rua e dentro do autocarros, mto mal conservada, lixo espalhado, cheia de cães vádios (o que vale é que não há lá carraças por causa da altitute). Tudo isto com excepção do centro histórico, esse está impecável, mto ao estilo europeu, reflexo da colonizaçao espanhola. Quito é uma cidade enorme, entalada no vale de vulcões. Uma paisagem natural magnifica!

















Voluntariado ---- "trabalhei" com miúdos dos 0 aos 12 anos, normalmente os maiores levavam os irmãos mais pequenos, era engraçado ver miúdos de 4 anos a cuidar de um irmão de 2, ou um de 8 anos a carregar às costas um bebé. O projecto consistia em fazer actividades educativas/recreacionais com os miúdos que trabalham nos mercados. São famílias nómadas que andam de mercado em mercado, os miúdos são criados todos ao molho, no meio das verduras que vendem, e são muitas vezes responsáveis pelo posto de venda dos pais. A maioria não vai à escola, por falta de possibilidades económicas mas também por falta de iniciativa dos pais. Pareciam resignados com a miséria e pouco abertos a mudanças. De início, o projecto pareceu-me pouco ambicioso, mas depois fui percebendo estas dificuldades. O objectivo era, a curto prazo, convencer os pais a deixá-lo vir "brincar" connosco e a longo prazo inscrevê-los na escola e dar-lhes atenção médica. O trabalho dos voluntários era ajudar a recolher os miúdos nos postos, levá-los p uma determinada zona do mercado onde montávamos arraiais, cantar umas canções, contar histórias, ensinar os números, as letras, e higiene, fazer uma actividade, normalmente pintar ou colar qq coisa. Cada semana tinha um tema e actividades previamente planeadas por nós. Depois havia a dificuldade em mantê-los calmos, pq ao contrário do que eu pensava, os miúdos não são todos amigos; herdam a rivalidade dos pais, pq as bancas dos mercados não são postos de trabalho garantidos; herdam a responsabilidade de cuidar das bancas desde mto cedo, e estão mtas vezes sozinhos no meio da confusão do mercado. São basicamente miúdos carentes de atenção e com uma facilidade supreendente aceitam-nos como amigos e saltam p o nosso colo. Para eles é um orgulho estar no colo de um gringo. Houve uma miúda que me perguntou "Como é q eles convencem vocês a vir p cá? :) . Posso dizer que foi mto gratificante e é sem dúvida uma experiência a repetir o mais breve posível! (nota: por vezes era complicado o contacto físico pq alguns miúdos estavam realmente sujos, malcheirosos e ranhosos, mas enfim, faz parte).


















Viagens --- Mas não foi só trabalho!! Aos fins de semana juntávamos todos os voluntários p viajar. Eram basicamente Americanos e Canadianos, ao todo só houve 4 representantes Europeus e 80% eram gajas. A maioria eram estudantes universitários. Um ou outro tinha histórias de vida mto interessantes, cheias de viagens e aventuras, que deixam vontade de fazer o mesmo. Como eu só tive dois fds, só pude ir duas terras próximas de Quito. Quando digo próximas é umas 3 horas de caminho mas também so custava 3 dolares!! Uma era Banos, conhecida pelas cascatas e pelas fontes de água quente aquecidas pelo vulcão (sim, a ultima erupção foi há uns 2 anos e obrigou à evacuação da cidade) e onde fiz esta maluquice do Bunjee Jumping! Eu só ouvia a voz da minha mãezinha " Isso é perigoso!" E se calhar tinha razão, mas foi espectacular!! Nos momentos em que me demorei em cima da ponte , estava com as unhas fincadas nas mãos do gajo q me estava a apoiar e um aperto no peito inexplicável!

Ah, e comi porquinho da india. Sórdido, mas saboroso.






















Depois fomos a Mindo, terra já com um cheirinho de floresta tropical! Aqui fiz uma espécie de slide nas alturas da floresta, mas com cabos enormes, o maior tinha 400 metros. Aqui confirmei a minha fobia a estar de cabeça p baixo, pq havia um "truque" em que deslizava junto a um guia, e ele me segurava os tornozelos enquanto eu ia de cabeça p baixo. Verdadeiramente angustiante, gritei o caminho todo. O gajo só me dizia: Tu puedes! Tu puedes! Esta não é p repetir.

Otovalo foi um mercado de artesanato típico onde os vendedores eram maioritariamente indígenas. Um bocadinho fabricado para turistas, mas comprei coisas giras. A minha pena, e de todas as ramboianas, acreditem, é eu não ter conseguido uma foto de um daqueles homens indígenas, com cara de índios americanos, pele morena, olhos rasgados e cabelos negros numa trança até ao meio das costas. Ai Ai
Aqui na foto ve-se mãe e filha com os trajes tradicionais.






















Ah e fui também à "La Mitad del Mundo", onde a latitude é 000. Fizeram lá um monumento há centenas de anos, mas agora, com a era do GPS, veio a saber-se que de facto o meio do mundo é na verdade 200 m ao lado! pormenores!




Saídas à noite ---- a vantagem de estar num grupo com Americanas (como a Marta e a Mariana sabem), é que tens loucura garantida, e um bocadinho de embaraço também :S. Muito "loud" aquelas gajas! Mas umas porreiraças. Era os equatorianos a ensinar a gente a dançar salsa, merengue e reggatone e elas a ensinar os equatorianos a técnica do encaixe por trás. :P Por razões que deconheço, os equatorianos de Quito nao eram nada como os de Otovalo. Foi um surpresa quando descobrimos que tinham q ser maiores de idade para entrar nos bares, pq eles pareciam todos ter 15 anos.



















E pronto, Sorry, este post revelou-se um bocado extenso, mas talvez pelo facto de ter ido sozinha, agora apeteceu-me partilhar com vocês todos.

Bjinhos a todos!

Só mais um P.S. Vejam só quem eu encontrei colado ao frigorifico lá de casa? O Aguinaga!!! Eu já nem me lembrava q ele era da selecçao do Equador. Foi giro :)



13 comments:

Estronca said...

Ola Anita, que inveja tenho eu de nao fazer o mesmo...adorei o teu post e imagino que a viagem tenha sido extraordinaria:)...sem duvida

Espero que esteja tudo bem contigo!

Grande abraco e da proxima avisa:) pode ser que me junte...eheheheh

Tiago Marques da Silva said...

Estou sem palavras... Es uma macaca ramboiana de gema... Nao esperava um post tao extensivo, mas adorei... Espero que tenha sido uma experiencia inesquecivel! Bjinhos

Helena said...

OI;)
Parece ter sido espectacular, verdadeiramente ramboiano!Fico contente que tenhas tido esta oportunidade, que inveja;)!
Só achei mesmo sórdida a parte do porquinho da india; bj gde

Elisa said...

O espírito ramboiano afinal ainda resiste... Adorei!

Já agora, a tua mãe vai ler isto?

Muga said...

Grande experiência e um grande post, do início ao fim!

Só te falta mesmo é vir a Mogadouro...

Catarina said...

Espectacular Anita! Grande post! Adorei os vídeos, muito bom mesmo!
Beijinhos!

Ninha said...

UAU!!!

Tiazinha said...

Obrigado pelo post Anita. Quase que me fizeste chorar... quase... E agora senti-me um bocadinho merdosa por ir curtir para a praia na Tailandia
...
...
...
Pronto ja passou

Muga said...

Ouve lá, acho que o que fizeste foi pêndulo e não bunjee jumping... E diz lá: foi um esticão jeitoso, não?!

Estronca said...

Mugadouro...ir a Mugadouro???

O Muga! estas a colocar a tua aldeia num nivel de exigencia inatingivel:)

Por acaso tenho que reconhecer que e uma aldeia altamente...Anita, depois do Equador tens que ir a Mugadouro e fazer um post desta qualidade!!!

Que dizes?

Tudo de bom

anita said...

Tens razão Muga, foi pêndulo; mas lá chamavam-lhe bunjee jumping, é um nome mais conhecido...
Quanto ao esticão, foi mto bem vindo! :P E sinceramente não doeu nada, é tão rápido que eu nem me apercebi que tinha dado a volta de cabeça para baixo. Só me lembro da sensação mas não me lembro do percurso.
Quanto a Mogadouro, tenho q ir, é verdade... Há lá criancinhas ranhosas p assoar? :)

Gi said...

Fantástico!!!!

Amália Melodia said...

Que lindo!
Tenho que admitir que tou carregadinha de inveja...
Obrigada pelo post! A descricao e tao boa que ate consigo imaginar tudo.

Boa, Anita!

Bjs